Does it make any sense?! No? So, welcome.
19
Out 08
publicado por Andi, às 17:19link do post

À semelhança do ano passado também queria participar neste evento, ainda que um pouco atrasada, visto que o dia para desenvolver o tema deste ano foi o dia 15 (deste mês, não estou assim tão atrasada!). O tema do Blog Action Day deste ano foi a pobreza. Eu até poderia escrever algo relacionado com a pobreza material que, infelizmente, não é assim tão rara, mas hoje vi algo na televisão, que me impressionou bastante. Talvez dirão que sou estúpida, um acontecimento assim tão conhecido e antigo agora é que me afectar realmente. Não que eu não tivesse conhecimento dele antes, nem me tivesse afectado tudo o que aconteceu, porque eu sabia e afectou-me, como a toda a gente em geral. Mas não sei, achei que devia expor aqui esse lado da pobreza. O lado da pobreza humana, da pobreza de carácter e de ideias, pobreza de espírito, como se diz (pelo menos na minha terra).

 

Acho que foi se não o mais lamentável dos actos humanos, este lá perto. Aliás o meu dicionário é demasiado restrito para poder classificar algo assim. O holocausto. Não pretendo dar lições a ninguém, nem dizer o quão mau foi, pois afortunadamente não o pude presenciar. Mas indago-me acerca das "razões" feitas para cometer tal atrocidade. É óbvio que toda a gente sabe quais as razões que levaram a ordenar semelhante genocídio. Mas a minha dúvida é como que todos participaram nisso, como é que foram coniventes. Partilhavam do mesmo ponto de vista ou simplesmente se lhes mandarem matar todas as formigas do mundo com palitos de madeira, eles o farão?  É por isto, caros leitores que o meu blog se chama Irracional, não é por mais nada. Não estou a culpar as pessoas que participaram nisso. A culpa é algo universal, neste tipo de acontecimentos.

 

Eu sei, estou a falar de um acontecimento passado, de há 60 anos atrás.  Mas sessenta anos numa escala global nem é muito, e apesar de não se poder comparar o holocausto com algo que esteja a acontecer, pelo menos a nível tão imediato e perceptível para todos nós que temos um alcance de visão de 1 nanómetro, ainda que a ciência o desminta, ainda que pensemos que tal não é assim, ainda existem muitos outros pequenos e contínuos holocaustos a suceder. Ainda assim, é algo que me faz pensar, espero que a outros também.

 

Não quero deixar aqui uma mensagem de desalento, mas mais que uma participação no Blog Action Day, isto foi uma espécie de terapia pessoal. Enfim, vão ter que as aturar (ou não). Aqui fica uma música que, aparentemente, toda a gente gosta dela agora, e que me transmite uma sensação de harmonia, zen (como diria o Hélder). Parece-me também uma realidade antagónica à pobreza de espírito, portanto decidi pô-la aqui.

 

 

sinto-me: thinker
música: I'm Yours - Jason Mraz

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




pesquisar neste blog
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17

20
21
22
23
24
25

26
28
29
30


subscrever feeds
blogs SAPO